História – Sadako e o TSURU da paz (diagrama do tsuru)

Sadako e o TSURU da Paz
 
Uma crença popular ficou associada a uma história que aconteceu no pós-guerra depois da explosão das bombas nucleares que atingiram milhares de civis, mulheres, idosos, e muitas crianças…
Uma dessas crianças chamava-se Sadako Sasaki, que com dois anos de idade vivia a uma distância considerável do local da explosão. Sadako sobreviveu sem aparentar efeitos nocivos e viveu uma infância feliz, a brincar.
Dez anos se passaram e Sadako cresceu forte, sensível e bonita. Aos doze anos Sadako gostava muito de correr. Um dia, muito cansada, caiu. Foi levada para o hospital onde descobriram que tinha Leucemia, denominada na altura como “Doença da Bomba”, pois se tinha desenvolvido devido a exposição à radiação.
Uma vez no Hospital, todos os dias a sua melhor amiga levava bonitos papéis e a ensinou a dobrar o pássaro TSURU. Juntas dobravam, e juntas falavam da lenda dos 1000 TSURUS, quem os fizer o seu desejo se realizará, assim o dizem.
 
Por cada TSURU dobrado, o desejo era sempre o mesmo – para ficar bem.
 
A menina Sadako mais tarde decidiu que, mesmo com muito esforço, terminaria os mil TSURUS pensando e pedindo para que nunca mais nenhuma criança tivesse que sofrer os males da guerra.
No dia 25 de Outubro de 1955, Sasako dobrou o seu último TSURU nº 644, não resistiu à doença e nesse dia se tornou mais um dos muitos acidentes de uma guerra que tinha terminado dez anos atrás.
Os seus colegas da escola acabaram os restantes 366 TSURUS que faltavam para homenagear a memória e pedido de Sadako e participaram do seu desejo de que bombas de destruição massiva não seriam utilizadas novamente. Os 39 colegas de turma da menina Sadako conseguiram mobilizar mais de 3000 escolas no Japão e nove de outros países e assim conseguiram juntar a quantia necessária para a construção do “Monumento das crianças à Paz”(1958), localizado no parque da Paz, em Hiroxima.
Ficou um monumento para homenagear Sadako, tal como todas as crianças que morreram devido à guerra, que mais tarde se tornou um símbolo internacional da Paz.
Todos os anos, milhares de crianças visitam o memorial trazendo cadeias de TSURUS dobrados para colocar na sua base. Cada um TSURU é uma oração e o desejo de milhares pela Paz.
A guerra tem efeitos duradouros. Muito tempo depois da agressão ter cessado os efeitos negativos continuam. O Japão é apenas um dos inúmeros países que continua a ser atormentado pelos efeitos das bombas atómicas que foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. A história de Sadako Sasaki desperta para a discussão sobre a necessidade de Paz, nomeadamente para as crianças.
————————————————
Espero que você tenha gostado da história, tem muitas historias por ai e até mesmo lendas a respeito do tsuru! Não sei qual historia é a verdadeira mas esta é a que eu mais gosto das que eu conheço! 
segue os links abaixo …
 

dados para enviar TSURUS para Japão
http://www.city.hiroshima.jp/shimin/heiwa/crane.html
————————————————-

Bem … este é o meu humilde tsuru … o meu segundo hehe pois o primeiro ficou realmente mais feio do que este … =]
aprenda a fazer o seu logo abaixo desta foto …
 
DIAGRAMA DO TSURU … Aprenda a fazer um …
 
 
 
 

1-) Dobre o quadrado para baixo;

2-) Dobre para a direita;

3-) Abra, levando a ponta superior direita até a inferior;

4-) Vire;

5-) Abra e dobre como o 3;

6-) Vire;

7-) Deixe o seu papel igual a da figura, e dobre nas linhas pontilhadas da esquerda, depois direita. Repita isso do dois lados e por final dobre a parte superior e desdobre tudo;

😎 Coloque agora as linhas pontilhdas da esquerda e direita;

9-) Repita o 8;

10-) Sua figura terá que estar igual a esta;

11-) Junte as pontas dos meios com o centro, repita do outro lado;

12-) Pegue as duas pontas viradas para baixo e leve-as, para cima;

13-) Dobre o bico;

14-) Abra um pouco para trás e para frente;

15-) Agora abra as asas. E está pronto. Viu só? foi mole mole …

Espero que tenham gostado. Fique a vontade para comentar, criticar e fazer o que quiser  … então até o proxímo diagrama!
Fiquem com Deus … e boas dobraaas!
até mais …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s